Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais ao volante com antecedência, a fim de acautelar-se contra a má direção de outros motoristas ou de situações que ocorrem inesperadamente.
O motorista deve estar atento a todos os movimentos ao seu redor bem como observar a presença e interação dos demais usuários.
Quando há concentração de veículos estacionados e de pedestres atravessando a rua, a atenção deve ser redobrada. Você deve prever que na frente de algum ônibus parado, um pedestre pode repentinamente atravessar a rua. Dirija com baixa velocidade e olhe para todos os lados.
Procure identificar as características da via. Em locais desconhecidos, reduza a marcha para evitar surpresas como buracos, quebra-molas, curvas perigosas etc.
Muita cautela em dias de chuva, porque a visibilidade fica comprometida e a aderência dos pneus é reduzida.
Mantenha distância do veículo à frente. Em uma emergência, você terá maior tempo de frenagem e tempo para desviar do outro veículo para evitar a colisão.
Cuidado nas ultrapassagens. Sinalize com a seta para indicar o lado que vai fazer a conversão. Na dúvida, não ultrapasse.
junyk9
Muito fácil de navegar e com dicas bem interessantes!